Relatórios das Aulas

Quinta-feira, 18 de Março de 2010

O trabalho continua em força! Nas últimas aulas, para além de assistirmos às palestras dos outros colegas da turma e de outras turmas, temos estado empenhadas a completar o nosso site, que foi remodelado, para que os nossos colegas disponham da melhor informação e para que possam ver as suas dúvidas esclarecidas. Assim, temos procedido ao envio de e-mails para as faculdades a solicitar que nos esclareçam relativamente a alguns cursos novos, bem como a convidá-los a participar na nossa apresentação final, contribuindo com o seu testemunho profissional. Pedimos também às faculdades que nos enviassem material como panfletos informativos e guias dos estudantes sobre os cursos, para que possamos colocar na escola para consulta. Temo-nos deparado com algumas dificuldades. Poucas foram as respostas aos e-mails que recebemos e estamos dependentes da confirmação das faculdades para podermos avançar com a preparação da apresentação final do trabalho. Continuaremos a aguardar e a arranjar outras alternativas.

 

Segunda-feira, 1 de Março de 2010

 

Relatório da Palestra realizada:

Os objectivos principais desta actividade eram a elucidação da comunidade escolar presente sobre as profissões e saídas profissionais na área de Fisioterapia e Enfermagem, a sensibilização da escolha dos cursos e o esclarecimento de dúvidas que poderiam existir.

Para a sua divulgação, realizámos cartazes que colocámos nos corredores da escola e enviámos e-mails para os nossos colegas e professores.

 Esta palestra teve como público – alvo os alunos das turmas de Ciências do 12º ano, apesar de uma turma de Humanidades também ter assistido.

Nela participaram a fisioterapeuta Filipa Patas e a enfermeira da nossa escola, Elisa Bailão.

Teve início por voltas das 8h40, no dia 11 de Fevereiro, com uma breve apresentação da mesma, por parte d’ As Pré-Universitárias. Passada a palavra para a fisioterapeuta convidada, esta falou-nos da sua experiência recorrendo a um power - point no qual descrevia em traços gerais a natureza da Fisioterapia, as saídas profissionais, as dificuldades sentidas na escolha do curso, a vida universitária e as experiências no seu primeiro emprego. Concluída a intervenção de Filipa Patas, foi a vez da enfermeira falar. À semelhança do que foi dito anteriormente, Elisa Bailão relatou-nos a sua experiência pessoal, nomeadamente o início da sua paixão pela Enfermagem. No final houve ainda tempo para as convidadas falarem das experiências que mais as marcaram ao exercer as suas profissões e de esclarecem todas as dúvidas apresentadas pelo público presente.

Achamos que todos os objectivos foram cumpridos. No fórum, recebemos um comentário a agradecer a palestra e a informar-nos de que esta a tinha ajudado a decidir-se entre estas duas profissões. 

 

Terça-feira, 25 de Janeiro de 2010

Passadas as férias, o trabalho tinha de continuar. Embora tenha surgido uma ideia nova para a apresentação do trabalho final, acabámos por decidir manter a ideia original (documentário), já que esta, apesar de ser mais díficil de executar, em consequência das viagens que teremos de fazer a Lisboa, nos parece mais segura.

Algo nesta pequena confusão nos veio despertar para o trabalho que tinhamos vindo a desenvolver até então, pelo que decidimos mudar o blog para algo mais organizado e apresentável - este site - e tomámos conhecimento dos horários, quer dos comboios, quer do metropolitano, para que possamos planear as nossas idas à capital, onde vamos começar a recolher informações relativamente aos cursos, entrevistar profissionais e a executar algumas partes do documentário. 

Até lá, focar-nos-emos no "preenchimento" do site.

Hope you like it!

Terça-feira, 15 de Dezembro de 2009

Olá aqui estamos nós outra vez. Há algum tempo que não colocávamos nada de novo no nosso blogue, andámos muito atarefadas com os últimos testes do período, mas finalmente acabaram e voltámos para vos pôr a par do ponto da situação. Apesar de já estarem a acabar as aulas, não podemos deixar de trabalhar no projecto e averiguar se as pessoas apontadas para realizar as palestras, se encontram disponiveis para comparecer na escola nos dias previstos.
 
Andamos também a tratar das avaliações deste período, esperamos ter conseguido alcançar os objectivos propostos pela professora. 

Quinta-feira, 5 de Novembro de 2009

Hoje, tal como nas últimas aulas, dedicámo-nos à realização do suporte do pré-projecto (sob a forma de power point) em que constam todas as etapas do trabalho, passando pela construção deste blog, pela construção do nosso logotipo, pela realização dos inquéritos e exploração de resultados, pela construção do cartaz informativo e planificação de actividades.
 
Continuamos com a nossa pesquisa sobre os cursos em que nos basearemos para fazer os inquéritos aos profissionais e alunos.
 
Hoje encontrámos um cartoon engraçado na internet e resolvemos publicá-lo no blog para que se divirtam um pouco, e criamos mais um logotipo que irá acompanhar (também) o nosso projecto, para nos identificarmos.
 

Quarta-feira, 28 de Outubro de 2009

Os inquéritos estão feitos mas não podemos ficar por aqui! 
Nas últimas aulas temos estado a analisar com cuidado inquérito por inquérito e temos vindo a organizar os dados, para podermos perceber quais os cursos preferidos da população estudantil da nossa escola e podermos focar a nossa atenção nesses mesmos cursos. Assim, utilizámos o exel para nos ajudar a organizar os dados por pergunta e elaborámos os respectivos gráficos que publicámos no blog com uma descrição anexada.
 
Deste modo, podem todos consultar os resultados e descobrir as preferências dos alunos do 12º ano do Curso Científico-Tecnológico, e podem comentar caso queiram acrescentar alguma sugestão! Todas as ajudas são uma mais valia!

Quinta-feira, 8 de Outubro de 2009

Pois bem, aqui estamos nós novamente. Hoje a aula foi bem cedo, por esse motivo levámos algum tempo a decidir qual o nosso próximo passo. Acabamos por chegar a um consenso de que a elaboração dos inquéritos para os alunos (nada melhor que estarmos dentro daquilo que é o mais procurado na comunidade estudantil) e para os profissionais das várias áreas, devia ser a nossa próxima prioridade.
 
Pretendemos, nas próximas semanas, fazer chegar a cada uma das turmas do 12º ano de escolaridade da nossa escola, um pequenino inquérito, com questões como qual o curso desejado, quais as universidades que pretende, etc.  Embora a nossa focagem incida nas áreas da saúde, não queremos deixar de ouvir o "público", publicando, dessa forma, informações mais abrangentes. 
 
Fiquem atentos! Beijinhos :)  

Quinta-feira, 1 de Outubro de 2009

O Trabalho não pára! Hoje, primeiro dia de Outubro, dedicamo-nos a planear o nosso logotipo.
 
Numa tentativa de facilitar a nossa identificação e promover o nosso projecto, decidimo-nos por uma imagem subtil mas que mostra exactamente aquilo que procuramos: fazer uma escolha certa no futuro próximo. 
 
Escolhemos o diploma e a cartola, dois objectos muito relacionados com o espírito académico, que apontam inquestionavelmente para o sucesso, pois é isso que todos procuramos: Sucesso!
 
No entanto, o nosso objectivo é agradar-vos, por isso gostavamos que dessem a vossa opinião, já que é com ela que podemos evoluir. Obrigada.
 

 Segunda feira, 28 de Setembro de 2009

Passadas quatro aulas da disciplina de Área de Projecto, nas quais ficámos a conhecer a turma e nos foram apresentados os objectivos e métodos de trabalho da disciplina, começámos finalmente a trabalhar no projecto. Obviamente não nos foi possível, em apenas 90 minutos um avanço muito significativo, no entanto foi nesta aula que construímos um dos mais importantes "pilares" deste nosso novo projecto: a formação do Blog As Pré-Universitárias.
 
Foi realmente uma aventura para quem nunca, até então, tinha criado algo semelhante mas, modéstia à parte, parece que nos safámos. Tentámos, como já referimos no Blog, criar algo onde possamos todos nós, "Pré-Universitários", não só esclarecer dúvidas, publicar inquéritos, entrevistas e videos de vários cursos, recorrendo a testemunhos de profissionais e estudantes, como também criar um espaço descontraído onde a entrada no Curso Superior não é vista como um "bicho de sete cabeças", mas como algo natural e do qual nos devemos orgulhar.